Ontem foi comemorado no Brasil o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data foi criada para mostrar que o portador da Síndrome pode ter uma vida normal e a sociedade deve fazer o seu papel, no sentido de não discriminar e lidar da melhor maneira com suas limitações.
A síndrome é uma alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais, o par 21, por isso a Síndrome de Down também é conhecida como Trissomia 21. Essa alteração afeta o desenvolvimento do portador, determinando algumas características físicas e cognitivas.
Embora não tenha cura, o avanço da medicina permitiu um aumento significativo na expectativa de vida. De 15 anos, em 1947, passou para 50 anos em 1989.
O portador de Síndrome de Down com maior idade no Brasil tem 67 anos. Raimundo Cardoso de Almeida, conhecido como ‘Raimundim’ reside em Maracanaú – CE e é evangélico.
Muito organizado com suas roupas, Raimundim tem responsabilidade em cuidar do lixo na casa (hábito que ele mesmo adquiriu), gosta de se arrumar para ir à igreja evangélica e carrega sempre uma bíblia que é herança dos pais.
0 comentários:
Postar um comentário