Emancipação política do distrito de Santa Terezinha está em votação.
Se os eleitores aprovarem, a decisão segue para Assembleia Legislativa.
As urnas que vão receber as cédulas de papel já estão guardadas na Prefeitura. A consulta popular é um dos requisitos exigidos por uma Lei Federal de 1967 para transformar o distrito de Santa Terezinha em município.
O primeiro passo foi dado quando o executivo enviou à Câmara, no ano passado, um projeto de lei que tratava da emancipação do distrito. A iniciativa foi aprovada por unanimidade pelos vereadores. O prefeito alega que a proposta se baseou na arrecadação de impostos e em pedidos de moradores.
"Hoje nós vivemos uma arrecadação só, como se fosse um município só, apesar da distância. O que vem de dinheiro para a emancipação de Lupércio é dividido com Santa Terezinha. A partir do momento que Santa Terezinha emancipar ela vai ter arrecadação própria. Vai ter repasse tanto de FPM quanto de ICMS e com isso vai ampliar a possibilidade de crescimento do distrito e também do município de lupércio.", relata o prefeito João Ferreira Junior
O distrito fica distante sete quilômetros de Lupércio. No Santa Terezinha moram cerca de duas mil pessoas, a metade da população total do município de Lupércio. No distrito há duas escolas públicas, creche, posto de saúde e igreja. Se os pouco mais de três mil eleitores aprovarem a iniciativa de emancipação, a proposta será encaminhada para a Assembleia Legislativa do Estado e para a Controladoria Geral da União para que seja analisada.
0 comentários:
Postar um comentário