Ads 468x60px

''

As Ultimas Noticias

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

458 de São Paulo - São Paulo completa 458 anos com proporções de um grande país



Se São Paulo fosse um país, estaria entre as principais economias do mundo. Com o Brasil na sexta colocação, São Paulo ocupa a 40ª.São Paulo ficou mais velha nesta quarta-feira, completou 458 anos. A cidade, se fosse um país, estaria entre uma das maiores economias do mundo.

Onde a chuva pode durar uma estação, entre as linhas de trem, do ônibus e do metrô, inundada por vias repletas de carros, há uma ilha de prosperidade cercada por um mar de gente.
São 12 milhões de habitantes e alguns milhares que vêm e vão. Artistas no ofício da indústria, do comércio, dos serviços, do trabalho. Naturais da cidade, com origens distintas.
São Paulo é o município mais rico do país, um PIB que já supera os R$ 450 bilhões, o dobro da segunda cidade mais rica, o Rio de Janeiro, e mais que o dobro da soma de todos os estados da região Norte. Da economia paulistana, sai 22% da riqueza do Sudeste, e 12% da riqueza do Brasil.
E pensar que São Paulo foi uma das últimas regiões do país a se desenvolver. Foi só no século XIX que a produção de café fez dinheiro e trouxe gente, que, mais tarde, ajudou a construir a indústria. As fábricas, porém, já mudaram de endereço. Hoje, o que os prédios espelhados do novo centro financeiro refletem é uma capital de serviços. Se São Paulo fosse um país, estaria entre as principais economias do mundo.
Com o Brasil na sexta colocação, São Paulo ocupa a 40ª, logo depois da Irlanda e de Hong Kong, e à frente de Israel, Cingapura e do Chile.
Polo do turismo de negócio, rota obrigatória da alta gastronomia, dos grandes eventos, a capital mais rica da América Latina tem uma dívida. “Nós somos a cidade mais nordestina do Brasil e essa dívida nós carregamos, não sei se um dia poderemos pagar”, diz a historiadora Maria Aparecida de Aquino.
Os credores são migrantes de outras partes do Brasil, migrantes de vários continentes. “Não é uma cidade paulistana, é uma cidade multicultural, multiétnica, multipopulacional, é isso que ela é, e ela é assim tão rica, a sua riqueza consiste na sua multiculturalidade”, afirma Aquino. Pessoas que fizeram da cidade sem horizonte uma fronteira do mundo.



0 comentários:

Postar um comentário