Ads 468x60px

''

As Ultimas Noticias

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

MEIO AMBIENTE - CIVAP, ACIA E APAS FIRMAM PARCERIA PARA TRATAR DA SUBSTITUIÇÃO DAS SACOLAS PLÁSTICAS

apas
A TRATAR DA SUBSTITUIÇÃO DAS SACOLAS PLÁSTICAS

apas

Realizada na sede da Associação Comercial e Industrial de Assis (Acia), uma reunião promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente com representantes de supermercados com o objetivo de haver um acordo entre as empresas para que não utilizem mais sacolas plásticas.
Ao final da reunião, ficou definido que haverá uma nova reunião no dia 18 de janeiro, no auditório da Acia, às 16 horas, quando serão convidados todos os representantes de supermercados de Assis e região, assim como das lojas em geral, com a presença do presidente do Conselho Deliberativo da Associação Paulista de Supermercados (Apas), João Sanzovo Neto, para encontrar um acordo comum entre as empresas.
Nesta reunião deverão estar presentes todos os prefeitos das cidades jurisdicionadas ao Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (Civap), assim como o promotor de Justiça do Meio Ambiente, Sérgio Campanharo. O objetivo é definir um calendário para que todos deixem de adotar o fim das sacolas plásticas nos supermercados, assim como nas demais lojas do comércio local.
A secretária Nilza Ferreira da Silva ressaltou que no momento em que vivemos atualmente é fundamental que coloquemos um fim no uso das sacolas plásticas que provocam uma série de problemas ambientais. Ela sugeriu que na distribuição dos carnês de IPTU que deverá acontecer neste início de ano, quando da entrega, o domicílio receberia uma sacola ecológica para que a pessoa pudesse fazer suas compras no supermercado.
Além disso, definido um calendário para colocar fim ao uso de sacolas plásticas, Nilza sugeriu que haja uma campanha publicitária dos supermercados nos órgãos de imprensa da região educando a população para a situação. Todos os supermercadistas presentes aprovaram a ideia e aguardam uma definição desta reunião da Apas para que seja desenvolvido este trabalho educativo.
Em sua exposição, Nilza lembrou que quando falamos em lixo o plástico aparece como o grande vilão. “O problema agrava-se quando falamos das sacolas plásticas descartáveis”, frisou.
Segundo ela, mais de 1,5 milhão de sacolas plásticas são consumidas por hora pelos brasileiros. “Geralmente, as sacolas plásticas são descartadas de forma inconsciente e acabam chegando aos rios, lagos e oceanos, onde são confundidas com alimento e ingeridas por animais, como tartarugas e aves marinhas, causando mortes, além de provocar grandes problemas urbanos como poluição e enchentes”, lembrou.
Nilza contou que no princípio dos 3Rs – Reduzir, Reciclar e Reutilizar – no caso das sacolas plásticas podemos acrescentar mais um “R”. “E, por que não dizer o mais importante: Recusar. Sim, você pode contribuir para um planeta sustentável recusando a sacola plástica, seja no supermercado, feira, farmácia, etc.”, frisou.

Recuse sacolas plásticas descartáveis

- Opte pelas sacolas retornáveis ou caixas de papelão para levar as compras para casa;
- Na hora de escolher o produto, procure comprar produtos com embalagens biodegradáveis;
- Planeje suas compras para evitar a aquisição de itens desnecessários, causando assim o desperdício e o uso exagerado de sacolas plásticas;
- Em casa, separe os lixos recicláveis dos orgânicos, assim você precisará de menor quantidade de sacos plásticos para o descarte;
- Para o material que vai para reciclagem não há a necessidade de acondicionamento em sacos plásticos. Separe em um recipiente reutilizável e deixe que o pessoal da coleta seletiva acomode seus produtos;
- Multiplique suas ações: incentive familiares, vizinhos, amigos e colegas de trabalho a recusarem sacolas plásticas e adotarem práticas de consumo sustentável;
- Lembre-se: para melhorar o mundo você precisa melhorar primeiro a sua casa, o seu bairro, a sua cidade. Você colabora sendo um consumidor consciente, com estas atitudes chamadas sustentáveis.

0 comentários:

Postar um comentário