Ads 468x60px

''

As Ultimas Noticias

sábado, 21 de janeiro de 2012

Supermercadistas deverão definir calendário para extinguir uso das sacolas plásticas

Na tarde desta quarta-feira (18) no auditório da Associação Comercial e Industrial de Assis (Acia), aconteceu uma reunião envolvendo supermercadistas de toda a região, secretários municipais do Meio Ambiente, vereadores e autoridades, com o objetivo de discutir o fim das sacolas plásticas nos supermercados. O dirigente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), João Sanzovo Neto, esteve presente quando fez um histórico deste trabalho de retirada das sacolas plásticas aos presentes. 

Ao final da reunião, Sanzovo sugeriu aos presentes que criassem uma comissão formada por cinco supermercadistas em conjunto com o Poder Público para definir um calendário para que o uso de sacolas plásticas fosse extinto. 

O diretor regional de Marília, da Apas, e dirigente da Rede 20, Placídio Messias Filho, abriu a reunião informando que várias cidades do Estado de São Paulo já adotaram esta prática e não usam mais sacolas plásticas nos supermercados. Ele citou o exemplo de Marília que já usa sacolas reutilizáveis. 

Em sua exposição, o vereador Kiko Binato (PMDB) destacou a ação conjunta das demais cidades que compõem o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (Civap) pelo comprometimento em aderir a uma campanha que vai beneficiar o meio ambiente. "Estamos atuando em prol do meio ambiente, obedecendo uma tendência mundial", salientou. De acordo com Kiko, os supermercados estão proporcionando aos clientes outras formas de levar suas mercadorias, não usando sacolas plásticas. 

João Sanzovo Neto contou que a Apas conta com uma diretoria de Sustentabilidade que aceitou há cerca de três atrás um convite do secretário municipal do Meio Ambiente, Eduardo Jorge, para que se posicionasse sobre a questão deste tema na cidade de São Paulo. "O Eduardo Jorge quis provocar uma discussão sobre o assunto e mexeu conosco", salientou. 

Ele lembrou que ao adotar esta medida, estamos pensando no meio ambiente para gerações futuras. "Várias cidades do Estado de São Paulo já adotaram esta medida que conta com grande apoio da população", frisou. Sanzovo contou que tal medida faz parte da campanha "Vamos tirar o planeta do sufoco" e o objetivo é evitar que as sacolas plásticas continuem trazendo sérios problemas às cidades. "O que observamos hoje é que as sacolas plásticas é um problema sério que traz custos muito altos para todas as cidades", salientou. 

            

0 comentários:

Postar um comentário