O PSDB de São Paulo quer dar mais duas semanas para o ex-governador José Serra decidir se vai disputar a Prefeitura de São Paulo. Para isso, o comando municipal articula mudança nas regras das prévias partidárias para garantir a eventual entrada de Serra na campanha eleitoral.
Os diretórios municipal, estadual e nacional se reunirão depois do Carnaval para definir se haverá mudança na data de inscrição para as prévias, ampliando o prazo para até a véspera da consulta aos filiados, marcada para 4 de março.
De acordo com uma resolução deste ano do diretório municipal, o prazo para inscrição das prévias terminou terça-feira, 20 dias antes da consulta aos filiados. Os secretários estaduais Bruno Covas, Andrea Matarazzo, José Anibal e o deputado federal Ricardo Tripoli se inscreveram, mas Serra não.
O presidente do PSDB da capital, Julio Semeghini, defende que é possível alterar a data, já que os estatutos nacional e estadual do partido não têm uma definição clara sobre o prazo para inscrição. Essa seria a brecha jurídica para dar mais tempo para Serra lançar-se.
"Não há no estatuto uma regra clara para fazer a inscrição", disse Semeghini, lembrando que o diretório estadual ou o nacional podem decidir pela ampliação do prazo. "[A data final para inscrição] é uma interpretação do estatuto", afirmou Semeghini, nesta quarta-feira. O dirigente comentou ter respaldo jurídico para mudar o prazo final para inscrição.
Nos próximos 15 dias, tucanos ligados ao ex-governador Serra tentarão demover os quatro pré-candidatos do PSDB a desistir da disputa interna partidária. Buscarão também garantir o apoio do PSD do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Se isso se concretizar, Serra deve oficializar a pré-candidatura.
O presidente do diretório municipal do PSDB analisou que o ex-governador é o único candidato, entre tucanos, que poderá atrair o PSD de Kassab ainda no primeiro turno.
O comando do PSDB espera, no entanto, uma confirmação de Serra sobre sua eventual candidatura. Enquanto isso, o diretório municipal sustenta que a prévia está mantida. "Para que ter esse desgaste se o Serra ainda não se decidiu?", comentou Semeghini.
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), reforçou que as prévias partidárias serão realizadas. "Objetivamente temos quatro pré-candidatos e a prévia é dia 4 de março", disse. "As prévias estão mantidas", reforçou o governador, principal articulador político do PSDB municipal.
0 comentários:
Postar um comentário