Não é de hoje que comentamos aqui sobre garantias dos direitos básico dos cidadãos. Um deles, se não o principal, é a Liberdade de Expressão, total e irrestrita. Porém o que se vê hoje em dia, infelizmente, não é exatamente o que se espera. E o pior: as posturas incorretas vêm justamente de quem prega defesa às mesmas.
O grande orgulho das nações ocidentais modernas, é dizerem que são absolutamente democráticas, com uma população livre e com direito a opinião. Mas não é bem assim que acontece. Porém muitas vezes, os responsáveis não são os Estados, mas sim o próprio povo, que tem uma visão destorcida e penumbra do que é Liberdade de Expressão.
Se é perguntado a alguém, por exemplo, se esta é favor de que exista para as pessoas o direito de se dizerem favoráveis ao racismo ( por quaisquer estranho motivos que sejam), é garantido que a grande maioria responderá negativamente. Mas, qual é a real diferença para um não-racista ouvir um racista falando que é a favor do racismo e de um progressista ouvindo de um conservador as opiniões pessoais dele?
Sim, o racismo é ofensivo e discriminatório. Mas que liberdade de expressão é essa que permite o que convém? O que dever ser proibido é você tirar da pessoa benefícios, ou tratá-la de maneira diferente, dentro de seus direitos, pelo fato de ser negra. Mas não dever ser, de maneira alguma, proibido as pessoas que se manifestem contra algo.
A liberdade de expressão não pode andar em uma só via. Não gostamos de ouvir muitas coisas, mas nem a liberdade de expressão ou a lei tem compromissos em “fazer as pessoas felizes”. Você tem o direito de dizer o que quiser, mas não tem o direito de não se sentir ofendido.
O sistema democrático, trás em suas raízes a necessidade de ser igual para todos. Eu me manifestar a favor da maconha ser apologia, e alguém se manifestar pela liberdade dos homossexuais ser exercício da liberdade de expressão, só mostra que a liberdade exercida hoje nos nossos Estados é seletiva.
Cabe aos cidadãos, moverem-se de maneira diferente, respeitando as opiniões alheias, e o direito inalienável de serem expressas. Só assim a liberdade poderá ser geral e plena
0 comentários:
Postar um comentário