Ads 468x60px

''

As Ultimas Noticias

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Saúde - Cirurgia cardíaca inédita na região é realizada em Bauru, SP



Jovem de 17 anos sofria com doença rara.Procedimento foi um sucesso e trouxe nova vida ao adolescente.
                 Uma cirurgia cardíaca inédita realizada no Hospital Estadual de Bauru, no interior de São Paulo, trouxe nova vida a um jovem de 17 anos que sofria de uma doença rara.
Até pouco tempo, lavar alguns copos já era o suficiente para o estudante Rafael Soares Ribeiro ficar com falta de ar. Ele se cansava em atividades que não exigem muito esforço físico. “Eu sentia um cansaço eterno ao escovar os dentes ou me alimentar”, conta.
O estudante nasceu com uma doença rara, a chamada Anomalia de Ebstein. Ela incide em uma entre 20 mil pessoas. Uma das quatro válvulas do coração tinha má formação. O sangue se misturava no órgão e perdia oxigenação. O cansaço e a pele roxa são as principais manifestações da doença.
Os sintomas geralmente são percebidos antes do primeiro ano de vida. Rafael foi um caso a parte. A cirurgia foi inédita no Centro-Oeste Paulista e os médicos consideraram o procedimento um desafio. “O mais complexo era construir a válvula com partes do coração do paciente, algo que uma prótese não poderia resolver”, explica o cirurgião cardíaco Marcello Laneza Felício.
No Hospital Estadual de Bauru, o estudante foi operado. A cirurgia de reconstrução de parte do coração foi um sucesso e o médico se espantou com a recuperação. Duas semanas depois da cirurgia, o paciente já caminhava. ”A expectativa é que ele não tenha mais problemas no coração, por toda a vida”, diz Felício.

0 comentários:

Postar um comentário